Participação da TDGI Angola no Conselho Técnico Sectorial – Sistema Nacional de Qualificações de Angola
Iniciaram-se os trabalhos técnicos de elaboração de Qualificações Profissionais baseadas em competências, tendo em vista a estruturação do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) de Angola, no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, recentemente aprovado pelo Decreto Presidencial 210/22, de 23 de Julho.
Estes trabalhos decorrem no âmbito do projecto RETFOP e abrangem as Famílias Profissionais de Electricidade, Energias e Ambiente, Metalurgia e Metalomecânica, Alojamento, Restauração e Turismo e Administração, Gestão e Serviços de Apoio às Empresas. Para cada uma destas Famílias Profissionais serão elaboradas duas (2) Qualificações Profissionais de níveis 3 e 5 de qualificação.
Os trabalhos técnicos iniciaram-se dia 20 de Setembro, nas Instalações do CINFOTEC (Rangel), e a primeira Família Profissional contemplada é a de Electricidade, Energias e Ambiente. Assim, proceder-se-á à elaboração dos referenciais de competências, conjunto de competências exigidas para a obtenção de uma qualificação (no caso, a qualificação de Instalações Eléctricas industriais), a que se seguirá o estabelecimento dos referenciais de formação (módulos formativos) associados ao respectivo referencial de competências.
Os trabalhos, que se desenvolvem no âmbito do Projecto RETFOP, em estreita parceria com a UTG-PNFQ, estão a ser realizados por um Grupo Técnico composto por Técnicos e formadores do INEFOP, do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação (INADE), do Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação (INFQE), de Empresas ligadas ao Sector de Electricidade, Energias e Ambiente, de Professores de Escolas Técnicas, com a coordenação de Peritos portugueses do Centro de Formação Profissional das Indústrias Metaltúrgicas e Metalomecânicas (CENFIM), no quadro de uma parceria estabelecida para o efeito.
Dorivaldo Caetano | Assessor de Comunicação – RETFOP-Revitalização do Ensino Técnico e Formação Profissional de Angola